segunda-feira, 13 de abril de 2015

Para os pais de adolescentes

Minhas histórias (1)


Vamos ter um diálogo franco e sincero com meus filhos.

Como compartilhar da vida de meus filhos, para ajudá-los a ser mais feliz?

E os meus medos como superá- los?

Será que estou agindo corretamente?

   Pensando em tudo isso e outras mais que ouço por aí, exponho meu pensamento, que podera´ser polêmico, mas também ser uma via de reflexão para você.
  A TRANSPARÊNCIA e a melhor maneira que se tem para lidar com os nossos jovens. A verdade,  a falta de mistério, a simplicidade, a permissão, a descoberta são fatores que te ajudarão a desempenhar esse papel que as vezes se torna difícil para alguns pais.
   A sua vida foi sua, seus bloqueios foram seus, os seus erros poderão ser repetidos ou não pelos seus filhos. Atualmente outros valores interferirão nessa nova vida e que não são parâmetros de comparação.
  Os jovens atuais estão muito mais "abertos", do que  nós. Eles realizam sem culpa, sem medo de ser feliz.
  O fundamental é colocar LIMITES, em tudo aquilo que te parecer extremamente exagerado. Não esquecendo que as vezes, nas coisas tão simples se colocam tantos obstáculos, quando as coisas mais sérias aparecem, não temos como solucionar a contento, deixando um grande vácuo e perdendo um pouco  do controle da situação.
  Use mais o SIM, essa palavra é a mais favorável para ter a confiança de alguém. não esquecendo que quando dizer o NÃO, é porque está totalmente fora de foco, e que a reversão disso será quase totalmente impossível.
 Lembre-se sempre que nascemos para ser FELIZ, e se por qualquer motivo, ficamos infelizes, isso não será para sempre. Lembre-se que podemos comparar nossa vida como  pedaço de bambu. Veja bem e exemplo: Todo bambu tem uma parte lisa longa e um nó pequeno. A parte lisa representa a felicidade, enquanto o nó a tristeza. Logo a parte lisa é a hora de aproveitar da melhor maneira e com tranquilidade para que quando o nó chegar, conseguir ser mais leve e conseguir amenizar as asperezas que a vida poderá trazer para os nossos queridinhos.
A VERDADE sempre será benvinda. Podemos até omitir, minimizar e  prorrogar algumas questões.
Limite, transparência, verdade e muito amor, são as palavras chaves para convivência feliz na adolescência.
Afinal todos nós já fomos adolescentes.

Nenhum comentário: